A indústria da moda está a passar por uma transformação radical, impulsionada pela crescente preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente. Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos negativos da moda rápida e por isso procuram alternativas mais éticas e ecológicas. A moda sustentável afirma-se cada vez mais como uma dessas alternativas em ascensão, tendo o dead stock um papel fundamental neste movimento.

Neste artigo, vamos explorar o que é a moda sustentável, como o dead stock está a ser usado para criar roupas originais e únicas, e por que esta tendência está a ganhar força.

 

O que é a Moda Sustentável?

A moda sustentável é um conceito que visa reduzir o impacto ambiental da indústria da moda. Está centrada na produção de roupas de forma responsável, considerando fatores como o uso de materiais sustentáveis, condições de trabalho justas e o ciclo de vida dos produtos. Em resposta a estas preocupações, incentiva também os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes, como a compra de roupas de qualidade, que durem mais tempo.

 

O Desafio do Dead Stock.

Uma das questões mais prementes na indústria da moda é o dead stock, que se refere a roupas e materiais têxteis que foram produzidos em excesso e não foram vendidos. O que gera um enorme desperdício, já que muitas vezes esses produtos acabam em aterros sanitários.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), a indústria da moda é a segunda maior poluidora do mundo, em grande parte devido a estes resíduos.

 

O Dead Stock Como Solução.

Algumas marcas estão a transformar o dead stock em oportunidade. No que respeita à Nazareth, em vez de descartar esses materiais não utilizados, a marca está a usá-los para criar roupas novas e exclusivas. O que além de reutilizar o desperdício da indústria, não faz uso dos vários recursos ambientais, como água, energia e combustíveis necessários à produção têxtil industrial.

Desta forma, oferece aos consumidores a oportunidade de adquirir peças únicas e exclusivas, produzidas a partir de mão-de-obra altamente qualificada e onerada a preços justos, para produzir coleções de moda com o ADN próprio da marca.

 

Estatísticas Impactantes.

– Segundo a Ellen MacArthur Foundation, a indústria da moda produz cerca de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis a cada ano.

Ellen MacArthur Foundation. (2020). “A New Textiles Economy: Redesigning Fashion’s Future.”

 

– Um estudo da Global Fashion Agenda revelou que 75% das marcas de moda não conseguem rastrear os seus dead stocks.

Global Fashion Agenda. (2019). “Pulse of the Fashion Industry.”

– A pesquisa da ThredUP mostrou que a revenda de roupas usadas deve crescer 11 vezes mais rápido do que a moda rápida nos próximos anos.

ThredUP. (2021). “2021 Resale Report.”

Algumas vantagens da Moda Sustentável com dead stock

São inúmeras as vantagens da moda sustentável obtida a partir do reaproveitamento de dead stock, como por exemplo:

  • Redução de desperdício: a transformação de dead stock em novas peças reduz significativamente o desperdício de materiais têxteis.
  • Originalidade: os produtos feitos a partir de dead stock são únicos, o que atrai consumidores que desejam peças exclusivas.
  • Sustentabilidade ambiental: a moda sustentável com dead stock contribui para a redução da pegada de carbono da indústria da moda.
  • Consciência do consumidor: os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos da moda rápida e procuram marcas que adotem práticas mais sustentáveis.

 

É possível afirmar que a moda sustentável com dead stock está a desempenhar um papel fundamental na transformação da indústria da moda. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes dos impactos ambientais e sociais da moda, as marcas que adotam práticas sustentáveis estão a ganhar destaque. Transformar o desperdício em oportunidade não é apenas benéfico para o planeta, mas também para os negócios. Portanto, a próxima vez que procurar peças de moda originais e conscientes, considere apoiar marcas que utilizam o dead stock de forma criativa e responsável. Juntos, podemos criar um futuro mais sustentável para a indústria da moda.

Márcia Nazareth

Márcia Nazareth

Respondo em menos de uma hora...

I will be back soon

Márcia Nazareth
Olá 👋
Sou a Márcia. Como posso ajudar?
WhatsApp
Ana Lobo

Acabou de nos avaliar com 5 estrelas

Ana Lobo
5.0

Querida Márcia, Acabei de chegar de viagem e abri o pacote •. Muito obrigada pela bolsa "The no waste brand". Adorei ). O pormenor do elástico no chapéu faz diferença ). Parabéns pela nova coleção! Ainda não tive tempo para a ver com detalhe, mas é lindíssima ¡"! Um beijinho e até breve

Isabel pinto Soares
5.0

Querida Marcinha 🥰 receber uma encomenda tua é sempre uma experiência única: desde as embalagens, ao conteúdo… a delicadeza e carinho que transmitem! A mensagem sempre querida e o cheirinho!!!! A peça é linda! Adoro o tecido, a leveza e o corte 🤩 esta peça é Clarinha e ‘claramente’ a minha cara (o decote em bico ❤️). Um beijo gigante e mais uma vez muito obrigada !!

A Nazareth é uma marca que é a cara linda da Marcia. Usa tecidos excedentes da indústria da confeção e produz peças maravilhosas para mulheres que se cuidam e se amam. As suas roupas abraçam todos os corpos e vestem da forma mais confortável. O envio é rápido, a embalagem cuidada e a atenção ao cliente inexcedível!

Apaixonada pelos meus vestidos... ❤️ Tudo 5 estrelas, o corte, os tecidos, os tintos das cores... o pormenor de virem nas caixas e tudo... as vezes as pessoas não sabem que temos bons designers e boas matérias em Portugal... tudo a correr bem com a próxima colecção... ❤️

0